A importância da “cultura da empresa” ou a cultura organizacional, tem chamado muito a atenção nos últimos anos. Com um forte apelo no mundo das startups, gigantes da tecnologia como o Google, tem investido fortemente em novidades para os colaboradores da empresa através de novidades na cultura do escritório.
A questão é que, hoje, pode-se dizer que a cultura é anunciada como um dos fatores mais importantes para o sucesso a longo prazo de uma empresa, afinal, o conjunto de valores com a missão pode alinhar os trabalhadores na identificação ideal da empresa.
Navegue neste conteúdo
Mas o que exatamente é uma ‘cultura da empresa’ e o que a torna fundamental?
É preciso, primeiramente, entender que a cultura da empresa pode-se resumir em um conjunto de crenças valores e hábitos da organização. Em resumo, ela é formada quando um conjunto claro de prioridades e objetivos da empresa são alinhados.
E, a partir daí, esses objetivos começam a ser passado aos colaboradores que precisam ter isso em mente como “missão”, cumpri-los, ajudando a empresa a fortalecer a identidade.
Com isso, você terá uma organização mais focada e alinhada, capaz de atingir suas metas de curto e longo prazo.
De que maneira a cultura pode ajudar no crescimento da empresa?
Toda organização precisa de talentos para se manter de pé, no entanto, o processo de atrair esses talentos pode ser um desafio. Por exemplo, você pode investir financeiramente em anúncios de vagas, ter recrutadores contratados ou dedicar tempo a grandes processos, mas o que pode realmente facilitar a busca é uma abordagem clara. No entanto, essa abordagem só pode ser facilitada quando se tem uma cultura bem estabelecidas com uma reputação para ajudá-la. Assim, pessoas com talento naturalmente irão procurar a organização.
1. Na retenção de funcionários
É difícil criar uma empresa de sucesso se a rotatividade de funcionários for excessiva. Encontrar novos candidatos, treiná-los e integrá-los aos seus negócios leva tempo, custa dinheiro. Com uma forte cultura da empresa que incentiva as pessoas a trabalharem todos os dias com dedicação e satisfeitas, os números de retenção devem aumentar.
2. No incentivo a ter paixão e dedicação pelo trabalho
Dar às pessoas um ambiente de cultura ideal para trabalhar é mais do que impedi-las de sair, mas de fazer com que se sintam realmente importantes no ambiente onde estão. Quando você cria uma cultura que eles amam, sentirão que o escritório é uma extensão de casa, onde farão tudo com empolgação e ‘paixão’ pelo trabalho que estão realizando.
A cultura da empresa é mais do que apenas ter valores bem definidos, assim como é mais do que uma marca apenas, mas a combinação de condições ambientais e práticas que mantém a organização mais do que apenas grupos de indivíduos que trabalham no mesmo espaço físico.
Investir na cultura é, de certa forma, manter a empresa no objetivo que ela quer chegar de forma mais assertiva e cada vez mais escalável.