A chave para uma organização de sucesso é uma cultura baseada em um conjunto de crenças que são amplamente compartilhados e apoiados pela estrutura da empresa.
Quando existe uma cultura forte, há pelo menos três situações: os colaboradores entendem como devem reagir a determinadas situações; eles acreditam que estão fazendo de acordo com a proposta; sabem que serão recompensados por aplicar os valores da empresa.
E é por isso que a área de Recursos Humanos tem um papel vital na perpetuação de uma cultura forte, começando pelo recrutamento e seleção de candidatos que irão compartilhar, de fato, os valores da organização e fazer prosperar a cultura.
O RH também pode propor desenvolvimento por meio de programas de orientação, treinamento e gestão de desempenho que reforçam os valores da organização e que garantem que o reconhecimento acontecerá.
Como o RH fortalece a cultura da organização
A cultura de uma organização define a maneira adequada de se comportar dentro da empresa. Essa cultura consiste em crenças e valores compartilhados estabelecidos por líderes e depois comunicados e reforçados por meio de vários métodos, moldando as percepções, comportamentos e compreensão dos funcionários.
Uma cultura forte é um denominador comum entre as empresas de maior sucesso. Todos têm consenso de que esses valores se concentram não nos indivíduos, mas na organização e seus objetivos.
Sendo assim, uma cultura ineficaz pode derrubar a organização e sua liderança. Profissionais desinteressados, alta rotatividade, relações precárias com os clientes e lucros mais baixos são exemplos de como a cultura errada pode impactar negativamente os resultados até financeiramente.
Se a cultura pretende melhorar o desempenho geral da organização, ela deve fornecer uma vantagem competitiva estratégica. Essa prática pode permitir tomadas de decisão mais eficientes.
A cultura também fornece um mecanismo de controle informal, um forte senso de identificação com a organização e um entendimento compartilhado entre os colaboradores sobre o que é importante.
Os profissionais de RH devem promover uma cultura organizacional de alto desempenho. Afinal, ele são responsáveis por garantir que a gestão da cultura seja o foco central dos esforços competitivos de sua organização.
O pensamento estratégico e o planejamento devem ir além de meramente cumprir as metas de negócios e se concentrar mais intensamente no ativo mais valioso de uma organização: pessoas.
Embora a cultura surja naturalmente na maioria das organizações, culturas fortes geralmente começam com um processo chamado valores, que envolve uma análise e um bate papo com todos os líderes da empresa.
Uma vez que a cultura é estruturada, uma organização pode estabelecer um comitê de valores que tem uma ligação direta com a liderança. Este grupo garante que a cultura desejada está viva e bem.
Para que o projeto de valores funcione, as organizações devem primeiro contratar pessoas que vivam os valores e tenham a competência necessária para realizar o trabalho.