Se você ainda duvida da importância de metas bem estabelecidas e uma gestão eficaz, vou te mostrar grandes empresas que cresceram devido às suas ótimas e inovadoras práticas de gerenciamento a partir da aplicação de OKRs (Objectives and Key Results).
Navegue neste conteúdo
Diversas empresas no mundo utilizam OKR
Talvez para alguns, o termo OKR é novo, ou, mesmo já tendo ouvido falar, você não foi convencido da sua credibilidade e eficácia.
Existem algumas empresas que são referência para o mundo todo e elas não se expandiram por sorte. Com certeza, houve muito trabalho, dedicação e organização por trás dos seus grandes nomes.
Mesmo após atingirem um alto patamar, essas empresas não abrem mão dessas práticas e é devido a isso que elas continuam crescendo, criando novos produtos e serviços e entendendo quais as principais necessidades delas, sempre inovando e incorporando novas tecnologias.
Essas grandes companhias não se tornaram conhecidas da noite pro dia. Desde a data de suas fundações até o dia em que “explodiram” houve um longo e suado caminho percorrido. Um caminho que muitas vezes fica às sombras e ninguém observa. É a parte do iceberg que fica submerso. Só se vê o que está acima da superfície.
Para alcançar bons resultados, é preciso haver muito trabalho nos bastidores. Podemos considerar que os OKRs fazem parte daquilo que ninguém de fora vê. Mas é a raiz que sustenta e fortalece para que a árvore cresça. E, mesmo depois de frondosa, são as raízes que continuam a fornecer nutrientes e vida.
Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre OKR.
As empresas citadas abaixo são referência no uso de OKRs, em diferentes áreas e com diferentes objetivos.
Andrew Grove é considerado o pai dos OKRs. Ele foi um dos fundadores da Intel. John Doerr, um colaborador da Intel que viu o nascimento, aplicação e, então, o sucesso dos OKRs, virou investidor do Google.
Ele apresentou o OKR para Larry Page e Sergey Brin (fundadores do Google) e outros poucos colaboradores.
Até certo tempo, o sucesso das famosas empresas do Vale do Silício era um segredo para muitos. Então, em 2013, Rick Klau, um dos sócios da Google Ventures, deu uma palestra que ficou disponível no YouTube e contou como o Google fazia para definir seus objetivos e metas.
Essa foi a primeira vez que muitas pessoas ouviram falar em OKRs.
Em uma entrevista, Itamar Gilad, ex-gerente de produto e líder de expansão do Gmail, conta como ele ajudou o Gmail a alcançar 1 bilhão de usuários através do OKR.
Itamar fala das diversas subdivisões que há na empresa, por exemplo: Android, iOS, Chrome, Maps, Gmail, entre outras.
Além de existirem OKRs gerais da empresa, cada área e equipe possuem suas próprias OKRs.
Alguns colaboradores fazem até mesmo OKRs pessoais, embora isso não seja algo imposto pela empresa.
É importante que mesmo cada área tendo seus próprios OKRs, de alguma forma eles conversem entre si, e todos estejam caminhando para o mesmo lado. Caso contrário, os objetivos e resultados-chave divergiram muito um do outro, não levando ao avanço.
Em seu relato, Gilad destaca que não adianta apenas criar OKRs a partir daquilo que a empresa acha melhor, é preciso estar atento às demandas dos usuários. Caso contrário, haverá desperdício de tempo, energia e investimento financeiro em algo que não satisfará o cliente.
Por exemplo, em certo momento o Google queria encontrar uma maneira de os usuários estarem mais engajados com o Gmail. Para isso, eles tiveram que fazer as reflexões e perguntas corretas.
O engajamento não viria de mensagens que eles escreveriam, considerando que hoje em dia as pessoas trocam mensagens majoritariamente através das redes sociais e não através do e-mail. Também não viria simplesmente do tempo gasto na leitura de e-mails, pois havia muita mensagem sem utilidade para os clientes, como propagandas e promoções, que tiravam o foco das que realmente importavam.
A partir de estudos, chegaram à conclusão de que o que eles deveriam ter como objetivo, e consequentemente faria parte dos OKRs, seria a criação das guias na Caixa de Entrada, separando os e-mails importantes das atualizações, promoções, etc., facilitando o uso do Gmail pelo usuário.
Essa experiência mostra que fazer as perguntas corretas na hora de criar os OKRs ajudam a empresa a obter melhores resultados.
IBM
A IBM é uma empresa americana que desenvolve, fabrica e vende hardware e software. Ela está presente em cerca de 16 países e conta com 8.000 funcionários.
Sarah Davis, diretora de uma das áreas da IBM conta como a empresa utiliza as OKRs.
Considerando que existem funcionários em várias partes do mundo, em diferentes fusos horários, é um pouco complicado fazer reuniões com todos para alinhar metas e objetivos, então, a empresa permite que os funcionários tenham acesso às OKRs e cada um cumpra o seu papel individualmente.
Para eles, não é tão fácil assim fazer reuniões semanais ou com uma certa frequência como em empresas menores.
Sarah também compartilha que a IBM prioriza a transparência com relação às OKRs, ou seja, os funcionários têm fácil acesso às metas e ao que está acontecendo na empresa. Todos sabem o que está ocorrendo em tempo real.
Ela relata que usar os OKRs ajudou-os a provar que investir tempo em relacionamentos e alinhamento economizou muito tempo e gerou melhores resultados nos negócios porque todos eles estão focados em trabalhar no mesmo objetivo.
Adobe
Adobe é uma empresa americana de softwares, responsável por programas como Acrobat Reader, PDF, Photoshop, Illustrator, e outros diversos softwares.
Uma das formas em que a Adobe utilizou os OKRs foi na gestão de pessoas, ouvindo seus funcionários em busca de feedbacks.
Por um momento, eles utilizaram a ferramenta de forma equivocada, gerando muitos ressentimentos e disputas entre os funcionários, pois eles usavam as métricas e resultados para identificar os membros menos produtivos. Isso levou alguns funcionários a deixar a empresa.
Após perceber o erro, eles passaram a usar os OKRs como forma de acompanhar o desempenho e produtividade dos funcionários visando dar recompensas na forma de bônus e incentivos.
Embora o objetivo dos OKRs não seja a avaliação dos funcionários, essa é mais uma utilização possível da ferramenta, pois, a partir dela é possível medir facilmente a performance de cada um.
Sua empresa também deveria utilizar OKR
Outras empresas como Amazon, Facebook, LinkedIn, Netflix, Microsoft, Twitter, GoPro, Eventbrite. No Brasil, empresas como Nubank e Conta Azul também utilizam a metodologia.
Se esses grandes nomes do mercado brasileiro e mundial usam os OKRs, por que não usar na sua empresa também?
Aprenda a usar a ferramenta corretamente e se inspire nesses exemplos que deram certo e comece a colocar em prática.
Comece a usar OKRs agora!
Supere suas metas, motive seu time e atinja resultados realmente surpreendentes. Crie seus primeiros OKRs com o StepApp agora!Conclusão
Cada empresa possui uma história diferente com o uso dos OKRs. Cada uma os aplica conforme sua realidade.
Algumas cometeram erros ao aplicar a metodologia, e ao perceber a falha, mudaram a estratégia.
Como o caso da IBM, talvez não seja possível fazer reuniões envolvendo todo o quadro de funcionários e com certa periodicidade, mas é importante aplicar conforme o possível em sua empresa.
O que por muito tempo foi um segredo das grandes empresas do Vale do Silício foi então revelado para que outras empresas ao redor do mundo possam aproveitar e aprender com quem foi pioneiro no assunto.
Quer aplicar OKR na sua empresa também? Conheça a melhor plataforma de gestão de metas para empresas.