Empresas de todos os tamanhos estão sempre procurando maneiras de impulsionar o desempenho. E, por isso, a aplicação de metas e objetivos tem sido uma prática rotineira para gestores.

Só que esse exercício contínuo, muitas vezes, é aplicado erroneamente, fazendo com que a empresa fique presa tentando descobrir quais metas precisam ser aplicadas, ao invés de avançar para alcançar os objetivos desejados. 

O OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave em português), oferece uma alternativa eficaz que é usada na prática pelas empresas de alto desempenho como Google, Spotify, Uber, Airbnb e muitas outras.

Quer entender melhor como isso funciona? Continue a leitura que eu vou te explicar!

O que é OKR?

Vamos entender o conceito e a aplicação desta metodologia tão famosa. OKR, como falei anteriormente, é uma metodologia de trabalho que promove um crescimento saudável e sustentável da empresa. 

Como? Através de uma estrutura colaborativa que ajuda todos na organização a ver o progresso em direção a objetivos comuns ou seja, que foram alinhados entre os colaboradores por meio de metas planejadas.

Essas metas precisam ter como objetivo principal alcançar resultados mensuráveis, que são as entregas definidas para cada objetivo.

Normalmente os OKRs são escritos com um objetivo no topo e 3 a 5 apoiando os resultados-chave abaixo dele. Vou explicar isso em um outro tópico mais à frente.

John Doerr, um dos investidores da Google e escritor americano, utiliza no seu livro “Meça o que importa”, uma fórmula muito simples para aplicar a metodologia:

“Eu vou (objetivo) conforme medido por (conjunto de Resultados-Chave).”

Basicamente você trabalha com metas definidas para chegar ao objetivo planejado. Sem essa estrutura, a empresa tem tendência a caminhar sem rumo e eu vou te explicar o porquê. Primeiro, vamos à história: 

Onde nasceu o OKR?

Os Objectives and Key Results foram criados por Andy Grove, na Intel, na década de 70, e ensinados a John Doerr por ele. Desde então, muitas empresas adotaram, incluindo Google, Airbnb, Spotify e Netflix.

Ah, e se você pensa que elas aplicaram porque são “grandes empresas”, neste artigo, eu explico porque o OKR é fundamental, principalmente, para pequenos negócios.

Doerr foi quem criou o nome “OKRs”. Em 1999, apresentou a metodologia de definição de metas OKRs para o Google pasme reunidos em torno de uma mesa de pingue-pongue, que também funcionava como mesa da sala de reuniões.

A metodologia, então, se espalhou para grandes empresas como LinkedIn, GoPro, Flipboard, Spotify, Box, Paperless Post, Eventbrite, Edmunds.com, Oracle, Sears, Twitter, GE e mais empresas.


Certificação gratuita em OKRs

Certifique-se na metodologia OKR. Comece hoje a mudança em sua carreira. Curso online e gratuito com duração de 2 horas. Comece agora mesmo!

INICIAR CERTIFICAÇÃO EM OKRs



E para que exatamente serve o OKR?

O OKR tem o poder de alinhar pessoas com a estratégia da empresa, implementar ritmo e rotinas de gestão, superar metas e celebrar conquistas. Veja os benefícios disso:

  • Foco: permitem que uma equipe se una a um pequeno conjunto de prioridades escolhidas.
  • Alinhamento: fornecem um método para uma organização inteira alinhar seus objetivos;
  • Compromisso: exigem um nível de compromisso das partes envolvidas para escolher e manter as prioridades acordadas;
  • Rastreamento: permite que uma equipe ou organização acompanhe seu progresso em direção a uma meta.

Em resumo, a organização passa a ter clareza nos processos, comunicação aprimorada e uma estratégia coerente e transparente que, certamente, vai engajar os colaboradores.

OKR estratégico, entenda como funciona!

Como começar a usar OKRs? 

O ideal é começar por uma certificação na metodologia. Muitas empresas que tentam OKRs falham e culpam o sistema. Mas nenhum sistema funciona se você não o seguir e conhecer de fato. 

A verdade é que não existe mágica. Por isso, vou te ajudar a estruturar a metodologia de uma forma simples e eficaz. 

Você pode começar  definindo de 3 a 5 objetivos-chave. Os objetivos devem ser ambiciosos, qualitativos e com prazos. Um bom exemplo seria “ aumentar a satisfação do cliente”.

Em cada objetivo, defina de 3 a 5 resultados mensuráveis. Com os Key Results você sabe quando atingiu este objetivo. Os resultados-chave devem ser quantificáveis, alcançáveis, ter classificação objetiva e ser desafiadores, mas não impossíveis. 

Os resultados do OKR podem ser baseados em crescimento, desempenho, receita ou engajamento. Veja, na prática: 

Definição de metas trimestrais

Atente-se para uma coisa: você precisa avaliar os OKRs com uma certa frequência sendo a avaliação trimestral a mais recomendada. Mas não deixe de acompanhar o progresso dessas metas semanalmente para ver se está indo na direção certa. 

Assim, a cada novo trimestre novas metas serão definidas o que vai evitar gastar tempo em reunião toda semana à procura de um resultado dando mais tempo para trabalharem neste objetivo.

Objetivos

Os objetivos precisam ser qualitativos e inspiradores isso é, diferente do que a empresa já vinha trabalhando algo que faça enxergar longe. São eles que irão descrever os resultados desejados. 

Mas saiba que eles não são um indicador de desempenho, ou seja, não é necessário medi-los. Eles precisam apenas inspirar a equipe. Veja as principais características que o descreve: 

  • Acionável: os objetivos devem ser metas que uma pessoa ou uma equipe pode executar de forma independente.
  • Inspirador: sim, eles devem dar razão para que os colaboradores fiquem  empolgado na segunda-feira de manhã quando forem trabalhar eles sabem que aquilo é possível;
  • Precisam ter limite de tempo: Como mencionado anteriormente, os OKRs são definidos para o trimestre, o que significa que a meta deve ser alcançada até o final do trimestre. 

Principais resultados

Os resultados-chave são as métricas que impulsionam seu objetivo. Eles ajudam a enfatizar o importante elemento de “focar” em seu objetivo, fornecendo maneiras mensuráveis ​​de avançar para a conclusão da meta.

Ah, e é importante decidir de antemão o que você considera sucesso nesta questão. Por exemplo, o que é esperado? Que a seja atingido 100% das metas, ou 60% já é um bom resultado? O nível delas é que vai te ajudar a definir.

Leia sobre exemplos de OKR para vendas

Por que usar OKRs? 

Deixa eu te fazer uma pergunta: quando você sai para caminhar, nem sempre tem certeza aonde vai parar, certo? Isso não vai ter nenhum impacto para você, exceto pelo cansaço se for longe demais.

No entanto, em uma empresa, você precisa ter clareza sobre o destino para o qual ela está indo. Caso contrário, você está desperdiçando tempo, recurso, além de possivelmente estar perdendo grandes oportunidades.

Seus OKRs definem o destino da equipe que estará caminhando em uma única direção, para que ninguém perca tempo. Veja, por exemplo, alguns princípios benéficos para a organização.

Princípios-chave de OKRs

Além dos componentes, a estrutura de gerenciamento de metas OKR inclui princípios-chave que definem a metodologia como solução para grandes e pequenos negócios.

#1 Simples e ágil

Os OKRs precisam ser definidos em curto tempo. A estrutura é fácil e simples de entender, o que resulta em menos desperdício de tempo e recursos atrás de metas na empresa.

#2 Cria transparência na empresa

A metodologia permite clareza e melhor alinhamento dentro de uma organização. Por que? Por ser transparente. Como todos os colaboradores precisam estar alinhados nas metas e objetivos, todos caminham na mesma direção para alcançar o alvo. 

#3 É bidirecional

Ao invés de seguir uma regra “de cima para baixo”, a ideia é que os OKRs sejam definidos, primeiramente, de forma estratégica pela empresa para que, em seguida, cada equipe construa seus objetivos e resultados-chave táticos que se alinham ao OKR estratégico.

#4 Incentiva a colaboração

Ter objetivos e metas desenhados e alinhados facilita a compreensão de como cada colaborador tem um papel importante a desempenhar para alcançar o que foi proposto.  Crie seu primeiro OKR no Stepapp.

Conclusão

Os OKRs podem ser uma superpotência para criar um ambiente onde os funcionários possam trabalhar com propósito. E, como você viu ao longo do texto, empresas como Intel, LinkedIn e Airbnb aplicam a metodologia.

É muito simples e, quando usada corretamente e podem ajudar sua organização a trabalhar com alto rendimento, alinhamento de equipe e maior comunicação em todos os seus objetivos.
Se precisar, utilize a ajuda da tecnologia para superar suas metas. Você pode, por exemplo, acompanhar as iniciativas de cada pessoa de seu time, dando feedbacks e alinhando-as ao longo do ciclo de entregas, garantindo que estejam trabalhando no que realmente importa.


Comece a usar OKRs agora!

Supere suas metas, motive seu time e atinja resultados realmente surpreendentes. Crie seus primeiros OKRs com o StepApp agora!

CRIE UMA CONTA GRÁTIS!