Estamos falando sempre sobre OKRs estratégicos, OKRs táticos, objetivos Moonshots e mais um monte de terminologias relacionadas com a Metodologia OKR. Recebemos tantas dúvidas relacionadas a estes termos que chegamos até a criar um Glossário dos OKRs.

A terminologia que vamos explicar hoje é OKR Master. Você já ouviu falar sobre os OKRs masters? Sabe quais são suas funções e atribuições? Provavelmente você chegou até aqui para aprender um pouco mais sobre este tema, então vamos a ele:

O que faz um OKR Master?

O papel do OKR Master, resumidamente, é o de uma pessoa especialista na metodologia OKR. Em geral nas organizações, certas pessoas assumem este “papel” formal ou informal de entender a metodologia, explicar seu funcionamento, acompanhar sua implementação e guiar suas rotinas, especialmente no início do processo de implementação da metodologia OKR em uma organização.

A metodologia OKR tenta distribuir o conhecimento por toda a organização e para todas as pessoas, mas invariavelmente acabam surgindo personalidades que tornam-se referência para dúvidas, e assim, nasceu o papel do OKR master.

Quem pode ser um OKR Master?

Primeiramente não é obrigatório que exista um OKR Master em sua organização, mas, quando há uma pessoa referência na metodologia como o OKR Master, o tempo de implantação e início do uso da metodologia costuma ser acelerado em cerca de 60%.

Qualquer pessoa de sua empresa pode ser um OKR Master. A diferença é que esta pessoa precisará fazer uma certificação na metodologia OKR para que possa ajudar outras pessoas a aprenderem e utilizarem corretamente os OKRs.

Quais as atribuições de um OKR Master?

Um OKR Master, em geral, é a referência de uma empresa ou time, no que diz respeito ao entendimento da Metodologia OKR. Apesar de não existir um manual de quais atividades devem ser desempenhadas por um OKR master, existem algumas que costumam aparecer na grande maioria das empresas, sendo elas:

  • Apoiar a diretoria no entendimento da metodologia OKR e definição de Objetivos Estratégicos;
  • Apoiar os times nas rotinas de checkin;
  • Apoiar líderes na definição de seus objetivos táticos;
  • Apoiar membros dos times a iniciarem o uso da metodologia OKR;
  • Apoiar novos funcionários a entenderem a metodologia OK;
  • Esclarecer dúvidas gerais sobre os OK;
  • Apoiar na replicação do conhecimento formando novos OKR Masters.

Posso implantar OKRs sem um OKR Master?

É possível ser um autodidata e aplicar a metodologia OKR sem uma referência única, ou seja, sem um OKR Master. Mas estudos apontam que quando o time é apoiado por um especialista na metodologia, a implantação da mesma e início do uso dela nas rotinas recorrentes é acelerada.

Assim sendo, é possível mas não é recomendado que você tenha uma rotina sem uma pessoa referência. Desta forma você acelera os resultados desejados e evita de incorrer em erros básicos ou recorrentes por parte dos times envolvidos.


Certificação gratuita em OKRs

Certifique-se na metodologia OKR. Comece hoje a mudança em sua carreira. Curso online e gratuito com duração de 2 horas. Comece agora mesmo!

INICIAR CERTIFICAÇÃO EM OKRs