A correria do dia a dia nos faz, em alguns momentos, buscar alternativas para ganhar tempo. Quando se trata dos resultados esperados em uma empresa, otimização de tempo é primordial. 

Grandes ou pequenos negócios podem e devem utilizar de ferramentas disponíveis para tal objetivo, como os OKRs. Os Objetivos e Resultados-chave formam um sistema colaborativo de definição de metas que foi adotado pelo Google em 1999. 

Desde então, os OKRs ajudaram o Google (e inúmeras outras empresas) não apenas a criar produtos rapidamente, mas também permanecer focados, engajados e alinhados com os objetivos da organização.

Entretanto, empresas iniciantes ou aquelas que, de alguma forma, estão passando por alguma reestruturação, na tentativa de alavancar sua receita, engajamento com o público ou qualquer que seja seu alvo, querem ver resultados rápidos, ou pelo menos, precisam de um norte para estabelecer metas e pequenos passos que as levarão ao lugar desejado. 

Existem OKRs prontos?

A partir de uma busca rápida no Google, é possível encontrar muitos OKRs prontos e eles podem servir como um auxílio e inspiração. No entanto, é preciso analisá-los e verificar se realmente são compatíveis com o ramo e os objetivos da sua empresa isso porque, nem sempre, eles são. 

Como descobrir isso? Bom, é possível passar um filtro neles, utilizando das boas ideias e substituindo as que não são aplicáveis por outras que se adaptem à realidade.

O que são exemplos de OKRs?

Muitos exemplos de OKRs são disponibilizados na internet através de planilhas ou em forma de texto com ideias de metas/objetivos, mas todos eles dependem da área que o OKR vai ser aplicado porque, sim, as metas e objetivos precisam ser distribuídas entre os setores o que envolve marketing, comercial, RH, financeiro, entre outras.

Eis aqui alguns exemplos de estratégias:

  • Quando a empresa quer diminuir as contas a pagar em 15%, alcançar 100 visualizações a mais nos stories do Instagram, gerar 100 leads orgânicos e 300 leads em mídias sociais pagas, revisar benefícios para funcionários ou aumentar as vendas em 10%.

Cada um desses itens vai de acordo com uma área e com o objetivo dela. Portanto, cada uma possui um caminho específico a ser percorrido. 

No caso da equipe comercial, por exemplo, é possível trabalhar os OKRs táticos e estratégicos. Enquanto os táticos serão a forma que as diversas áreas da empresa alinham-se aos objetivos estratégicos da empresa e definem como poderão ajudar em sua conclusão, os estratégicos serão os que darão o norte para os objetivos da estratégia. 

Vale lembrar que setores como logística, operação, compras, TI, jurídico também podem utilizar e se beneficiar com a aplicação. Acesse aqui mais exemplos de OKR. 


Comece a usar OKRs agora!

Supere suas metas, motive seu time e atinja resultados realmente surpreendentes. Crie seus primeiros OKRs com o StepApp agora!

CRIE UMA CONTA GRÁTIS!


Contudo, para tudo isso, você precisa, antes de tudo, saber para onde quer ir. E, nem sempre, esses modelos te auxiliarão nisso. Veja. 

Normalmente, quando os fundadores de uma startup apresentam uma ideia inovadora, a primeira coisa em que pensam é uma visão que case com entendimento estratégico de uma base de clientes a quem desejam atender (mercado-alvo), certo?

Por exemplo, digamos que a startup X queira usar OKRs como sua estrutura de planejamento baseada em metas. Nesse caso, a visão da empresa deve estar atrelada a metas estratégicas específicas, de cada setor, e estas devem gerar um conjunto de  objetivos e estratégias para alcançá-los.

Vale a pena copiar exemplos de OKRs?

Como diz o ditado popular: “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”, é melhor copiar exemplos do que não fazer nada e deixar o tempo passar sem alcançar os resultados desejados. 

Para quem precisa começar de algum lugar e começar a ver algo mudar, é completamente possível utilizar alguns modelos de OKRs prontos, utilizando-os da maneira que sua empresa necessita. 

Existem muitas ideias boas na internet, e não só isso: a partir desses objetivos prontos que se pode encontrar, se você unir sua equipe que está na linha de frente com você, é possível que, juntos, vocês possam conseguir pensar em muitos outros.  

No entanto, todo trabalho manual é, também, passível de erros. Por isso, contar com uma ferramenta de gestão de controle é a melhor saída para o acompanhamento dos OKRs e alinhamento da sua equipe em torno do que realmente importa.

A tecnologia, inclusive, permite que os resultados sejam percebidos de maneira mais clara e rápida, o que faz com que a disposição para prosseguir aumenta, assim como o olhar vai ficando mais apurado, fazendo com que periodicamente essas metas sejam ajustadas conforme a necessidade da empresa.

Como começar meus próprios OKRs?

Independente do tamanho da sua empresa e de quantas pessoas estão na liderança dela juntamente com você, o primeiro passo é agendar uma reunião com todos eles para que você possa apresentar a ferramenta dos OKRs. 

Pesquisa previamente mais sobre o assunto e compare diversas planilhas com ideias prontas. Você pode preparar um material impresso com essas planilhas para dar para cada líder acompanhar seu raciocínio enquanto você explana o conceito. 

Mas lembre-se, não existe uma única maneira de usar o OKR, cada empresa ou equipe pode adaptá-lo e ajustá-lo, criando diferentes versões dele. No entanto, existem alguns conceitos básicos que devem ser levados em consideração:

  1. Metas ágeis;
  2. Simplicidade;
  3. Transparência;
  4. Configuração de meta bidirecional;
  5. Objetivos ambiciosos, mas realistas.

Tendo estruturado isso, você consegue planejar melhor as metas também dividi-las por setores. Como líder, você deve saber quais são as principais dificuldades e necessidades de cada área.

Feito isso, sente com os gestores para validá-las. Outras cabeças sempre pensam melhor do que apenas uma. Acredite, podem surgir muitos pontos interessantes que podem nem ter passado pela sua mente. 

Depois, traçem metas trimestrais, dividem-as por setor e encontrem maneiras em que os resultados possam ser acompanhados e mensurados periodicamente. 

Apresentem a ideia para o restante da equipe de funcionários e reforcem o quanto é importante que todos estejam alinhados e comprometidos com esses objetivos. 

Baixe aqui a planilha gratuita de OKR. 

É possível automatizar os OKRs?

Com o intuito de otimizar ainda mais o tempo, existem aplicativos e ferramentas que automatizam a criação, o gerenciamento e monitoramento das rotinas focadas no cumprimento dos objetivos. A tecnologia, neste caso, sempre vai ser uma aliada, além de ser mais segura. 

Com o software certo, você pode alinhar qualquer OKR individual com os objetivos da sua empresa. Dessa forma, cada membro da equipe sabe exatamente como pode contribuir para seus objetivos organizacionais gerais. 

O Step App, por exemplo, permite a integração das OKRs e do acompanhamento delas em um só lugar, possibilitando que toda a equipe acompanhe os resultados que estão sendo alcançados, o que ainda falta, o progresso de cada etapa, entre outros itens.

Existe curso ou certificação na metodologia OKR?

Para acelerar mais ainda e obter melhores resultados, é imprescindível ter entendimento sobre a metodologia, facilitando a aplicação dela. Então, o ideal é investir em uma certificação em OKR que ajudará a planejar e aplicar isso dentro da empresa. 


Certificação gratuita em OKRs

Certifique-se na metodologia OKR. Comece hoje a mudança em sua carreira. Curso online e gratuito com duração de 2 horas. Comece agora mesmo!

INICIAR CERTIFICAÇÃO EM OKRs


Terceirizar ou internalizar a implantação dos OKRs?

Terceirizar pode ser uma outra alternativa para a implantação dos OKRs. Com isso, é possível ganhar mais tempo para focar na execução. Porém, é necessário que alguém do time sempre esteja em contato com a empresa terceirizada, com a criação e com o acompanhamento do progresso. 

Ninguém melhor do que alguém interno e que conhece a empresa para atuar como ponte. Não é sábio deixar um terceiro atuar sozinho nessa empreitada visto que ele muito provavelmente não tem conhecimento suficiente sobre o negócio. 

A utilização de um software pode fornecer flexibilidade para dimensionar recursos conforme e quando necessário, mantendo compromissos estratégicos estabelecidos para a melhoria de resultados e todos os gestores envolvidos podem acompanhar sempre que necessário. 

Conclusão 

Adotar OKR é uma jornada , não um evento. Como em qualquer transformação cultural, a mudança não acontece da noite para o dia. Mas é possível modificar a dinâmica da empresa em poucos meses, alinhando e engajando a equipe aplicando as estratégias certas.


Se você não sabe por onde começar a escrever seus OKRs, dê uma olhada em nossos exemplos de OKRs, incluindo OKRs para departamentos específicos da empresa. E se você deseja aplicá-lo na equipe, não esqueça de fazer a certificação que orientará a sua estratégia.


Comece a usar OKRs agora!

Supere suas metas, motive seu time e atinja resultados realmente surpreendentes. Crie seus primeiros OKRs com o StepApp agora!

CRIE UMA CONTA GRÁTIS!