Recentemente me perguntaram qual a diferença entre OKRs estratégicos e OKRs táticos. Sabendo disso decidi criar um conteúdo que explique um pouco melhor a essência e diferenças entre eles. Caso tenha dúvidas por favor envie-as através do campo de comentários ao final deste artigo 🙂

OKRs Estratégicos

Se eu fosse fazer uma comparação com os OKRs estratégicos eu utilizaria a comparação com o índice de um livro. Os OKRs estratégicos são os cap´´ítulos de seu livro. São eles que dizem para onde a história vai e, dentro deles, existem os subtítulos que seriam os OKRs táticos. Estes são o detalhamento de como a história se desenrolará e como as coisas, de fato, acontecem até que o capítulo faça sentido. Os capítulos e sua ordem tem uma relação direta entre si, já os subtítulos não.

Quando trazemos esta analogia para o mundo corporativo, os OKRS são objetivos que norteiam a estratégia da empresa no período da análise. Eles podem possuir KRs próprios e estarem completos, OU, eles podem ter dentro de si outros Objetivos, com seus próprios KRs, e são eles, que são chamados de objetivos táticos.

A imagem abaixo ilustra a concatenação entre os objetivos estratégicos e táticos:

Para que servem os OKRs estratégicos?

OKRs estratégicos são parte do planejamento e servem para nortear a empresa. Normalmente eles não são muito volumosos. Dificilmente uma empresa terá dezenas de objetivos estratégicos, sendo mais comum que existam apenas alguns deles.

A utilização de objetivos táticos dentro deles é opcional, porém, muito comum. Normalmente diversas áreas criam objetivos táticos próprios dentro de um objetivo estratégico corporativo.

Conclusão

Em resumo então os objetivos estratégicos servem para alinhar a empresa e permitem que áreas diferentes criem Objetivos alinhados a ele e, nestes casos, estes objetivos “secundários” são chamados de OKRs táticos.