Você conhece os OKRs? Eles são a chave importante para o crescimento de uma empresa. E o melhor empresas de todos os tamanhos.

Isso mesmo! Engana-se quem pensa que essa estratégia só funciona em grandes negócios como Spotify ou Google. Eles aplicam, sim, essa metodologia, no entanto começaram quando ainda eram pequenos.

Por isso, se você gerencia uma startup ou ainda está dando início a sua empresa este texto é para você.

Continue a leitura, pois explicarei tudo sobre o tema e mostrarei como aplicar de maneira que incentive o crescimento da sua empresa.

O que são OKRs?

Antes de tudo é preciso compreender o conceito OKR só dessa forma passará a fazer sentido para o seu negócio. 

A metodologia OKR Objectives and Key Results ou, em português, Objetivos e Resultados Chave tem o propósito de definir metas na empresa. Basicamente, a estrutura carrega duas ações principais: o objetivo (que é onde a empresa quer chegar) e resultados (metas que, se alcançadas, impactarão diretamente o objetivo).

Os Objectives and Key Results foram criados pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove e tornaram-se destaque quando nas mãos de um dos investidores do Google, John Goerr, autor do livro Measure What Matters.

Por ser conhecida entre muitos nomes e, atualmente, ser uma estratégia famosa por dezenas de gigantes do Vale do Silício e nomes conhecidos passou-se a associar OKR a grandes empresas em vez de pequenas empresas e startups. Mas isso é uma interpretação equivocada.

Goerr, em seu livro, reforçou que, em startups menores, onde as pessoas precisam estar indo na mesma direção, os OKRs são uma ferramenta de sobrevivência.

Ou seja, em poucas palavras, se você está abrindo um negócio e visa grande sucesso, é imprescindível a aplicação dessa metodologia.

Não é à toa que o próprio Google começou com OKRs quando ainda era uma pequena empresa em crescimento, não o gigante que é hoje.

Então os OKRs podem ser úteis para minha pequena empresa? Você ainda deve estar se perguntando. A resposta é sim – implementar OKRs pode levar a maiores resultados. 

Por que usar OKRs em pequenas empresas?

Bom, considerando que OKR pode ser um motor que vai guiar a sua empresa ao sucesso desejado, vou reforçar mais alguns motivos pelo qual você deve aplicá-la.

Normalmente, nas empresas, o gestor tem um foco nos problemas do momento, o que o impede de investir em planejamento e acompanhamento, projetando um futuro melhor. Certo?

O OKR vem justamente para resolver isso. Você concentra suas ações em metas, une a equipe em direção a um objetivo comum, apresenta uma visão e faz com que o time esteja alinhado.

Veja bem, quando se tem uma estratégia bem definida, todos os envolvidos ficam na mesma página caminhando em uma única direção. Isso já elimina uma quantidade considerável de erros que podem acontecer pelo caminho por falta de alinhamento.

Além disso, o OKR vai te ajudar a prever os riscos do crescimento da empresa, para que não seja necessário criar soluções “do nada” em meio a fase de expansão. Veja outros três benefícios da metodologia ágil:

Auxilia no acompanhamento de metas

Ao trabalhar com OKR será possível fazer check-in regular além da revisão para monitorar o progresso ao longo do tempo. O risco de erro no caminho será reduzido consideravelmente, já que, a partir de agora, haverá um ‘controle’ sobre tudo o que está sendo planejado e desenvolvido.

Incentiva o alinhamento estratégico

Definir metas de OKR fornece a todos na organização objetivos de negócios compartilhados e isso é especialmente útil para pequenas empresas. Por quê? 

Porque isso significa que menos tempo e recursos serão desperdiçados em tarefas de rotina e a equipe concentrará seus esforços em tarefas que estão diretamente ligadas aos objetivos mais amplos da empresa

Promove o crescimento do negócio

O método OKR tem relação com ultrapassar limites e sair da zona de conforto. Trabalhando com metas e objetivos definidos e alinhados, sua pequena empresa poderá alcançar novos patamares, incentivando, inclusive, a tomada de decisões mais ousadas!

Quer um case de sucesso melhor do que o Google, que começou de baixo? A empresa que é referência hoje popularizou a ideia de definir metas para acelerar o crescimento. Mas eles não somente empurraram os colaboradores a ir além dos limites.

Do contrário, incentivaram de modo que as metas propostas fizessem sentido e, principalmente, fossem inspiradoras. De modo geral, os OKRs bem pensados podem inspirar uma equipe a alcançar mais do que pensavam ser possível.

Assim, os processos são simplificados e o crescimento vai sendo acelerado de modo saudável. Em resumo: sua empresa agora tem um catalisador de resultados. Quer mais que isso?

Então, continue a leitura, porque vou te ajudar a implementar a OKR na sua empresa.


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Como começar a implementar OKRs em uma pequena empresa?

É claro que toda estratégia possui processo que, nem sempre, tem um resultado em curto prazo ainda mais quando falamos de poucas pessoas e alta carga de trabalho.

Por isso, é importante observar que os OKRs não são uma varinha mágica para nenhuma organização. Para que realmente façam a diferença em sua empresa, você terá que adotar uma abordagem assertiva. 

Para isso, antes de tudo, é fundamental começar por uma certificação na metodologia. Esse conteúdo certamente está clareando sua mente a respeito do tema, mas ele não é o bastante.

Se você deseja implementar a metodologia na sua empresa, dominar os conceitos é fundamental para fazer a gestão de metas. A certificação, sem dúvidas, te ajudará a elaborar bons objetivos e resultados, a desdobrar as metas estratégicas e, também, facilitar as etapas de vida do ciclo de vida das metas na organização.

Feito isso, deixo aqui algumas etapas importantes para aplicação do OKR:

Alinhamento com o time de colaboradores

A comunicação é a chave para o alcance do propósito. Então, antes de tudo, faça um alinhamento com a equipe deixando claro sobre o que se trata a OKR e reforçando a importância da sua aplicação. 

Afinal, são os profissionais que vão ‘fazer acontecer’. Mantenha-os alinhados com foco no que realmente importa para a empresa.

Defina objetivos claros

A metodologia OKR é clara e prática, portanto, os objetivos não devem ser diferentes. Dessa forma, será mais fácil para os colaboradores manter o foco e alcançá-los.

Comece definindo uma quantidade pequena de objetivos, entre três e cinco, com até cinco resultados-chave para cada.

Defina prazos mais curtos

É essencial que os objetivos do OKR não sejam muito longos, pois prazos longos podem desviar o foco ainda mais em pequenos negócios.

Prazos curtos devem ser alinhados para que a equipe tenha tempo suficiente, mas não muito, para atingir os resultados propostos. Um bom exemplo seria um prazo trimestral, por exemplo.

Monitore os resultados com frequência

Mesmo que o prazo seja curto, o monitoramento precisa ser constante. Faça supervisão de análise e discuta o progresso dos OKRs, as dificuldades, o que está funcionando, porque isso vai permitir que você desenvolva objetivos futuros com mais facilidade.

Compartilhe o resultado

Um dos benefícios dos OKRs é a transparência. Todos os colaboradores devem conhecer os OKRs do seu negócio e os resultados. Como já dito anteriormente, saber o que já foi alcançado pode ser realmente motivador.

O que fazer caso algo dê errado?

Veja bem, mesmo que seja fácil criar muitos OKRs diferentes, você deve manter o foco e criar apenas aqueles que são necessários. Isso também se aplica aos resultados-chave. 

Mas, caso algo dê errado neste processo, o ideal é contar com o apoio de um OKR Master. Este profissional atua como agente de mudança no acompanhamento de resultados. 

Li em algum artigo que um bom OKR Master atua como um personal trainer. E é isso mesmo. Ele vai garantir que as metas e objetivos sejam implementados de maneira correta evitando erros pelo caminho. 

Leia mais sobre O que é e o que faz um OKR Master.

Outra saída é contar com uma ferramenta de gestão especializada como a StepApp que vai ajudar a tornar o início mais fácil e rápido. 

Conclusão

A metodologia OKR visa definir e alcançar objetivos de forma eficaz, acompanhando os principais resultados. 

Como você pôde ver, o objetivo é qualitativo enquanto os principais resultados são quantitativos, permitindo que sejam medidos de forma clara e transparente.

Embora a definição de metas possa ser especialmente difícil para pequenos negócios, esse desafio não deve se tornar um problema a ponto de ser deixado de lado. Crie seu primeiro OKR de maneira gratuita no Stepapp.


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