Recentemente me perguntaram qual a diferença entre OKRs estratégicos e OKRs táticos. A partir deste momento decidi criar alguns conteúdos para explicar melhor a dinâmica entre os OKRs e agora chegou a vez de falarmos sobre os OKRs táticos.

Caso ainda não tenha visto, leia o texto inicial sob re OKRs estratégicos para entendê-los primeiro já que eles tem tudo a ver com o tema deste artigo.

OKRs Táticos

OKRs táticos são a forma que as diversas áreas da empresa alinham-se aos objetivos estratégicos da empresa e definem como poderão ajudar em sua conclusão.

Fazendo a mesma analogia que fiz no conteúdo dos OKRs estratégicos, podemos dizer que os OKRs táticos são os subtítulos dentro dos títulos dos capítulos de um livro. É neles que definimos e detalhamos como as coisas realmente acontecerão na prática.

A imagem abaixo exemplifica a concatenação entre objetivos estratégicos e táticos para uma melhor compreensão:

Exemplo de concatenação de objetivos estratégicos e táticos

Para que servem os OKRs táticos?

OKRs táticos permitem que diversas áreas definam seus objetivos e ações para auxiliar na conclusão de um mesmo objetivo estratégico sem que precisem trabalhar juntas ou dependam diretamente uma das outras na execução de seus resultados-chave.

Em absoluto é a forma como descrevemos a maneira que cada área, time ou pessoa fará para ajudar, simples assim. A concatenação de um ou mais objetivos táticos torna os OKS Estratégicos ainda mais palpáveis e, acima de tudo, realizáveis.

Conclusão

Em resumo então os objetivos táticos servem para alinhar as áreas aos objetivos da empresa e dar clareza sobre o que cada uma delas precisa desenvolver para que a empresa prospere estrategicamente.