A pandemia de coronavírus forçou milhões de funcionários no mundo a trabalhar de casa. Embora isso salve vidas limitando a transmissão do COVID-19, também apresenta desafios significativos para o bem-estar e engajamento desses colaboradores.

Afinal, como isso afeta o feedback entre os colaboradores?

Dar feedback aos colaboradores que estão de maneira remota é um dos componentes mais críticos e muitas vezes esquecidos da comunicação em uma empresa. Mas a verdade é que não precisa e nem deve ser assim.

O feedback se torna ainda mais importante ao trabalhar remotamente. É por isso que fazer aquele check-in regularmente com os colegas é indispensável, entender como você pode apoiá-los melhor à distância e garantir que todos fiquem alinhados mesmo estando em casa.

E de que maneira é possível fazer isso de forma eficiente?

Primeiro você precisa desconstruir algumas ideias para então contruí-las novamente da forma correta:
Quando uma empresa não tem a cultura regular do feedback, colaboradores e gestores costumam utilizar diversos meios para fazê-lo, desde e-mail, até mensagem no WhatsApp.

No entanto, é preciso se conscientizar de que essas mídias não são adequadas para fornecer feedback porque não possuem as nuances de uma conversa falada. Além do mais, esses meios podem causar uma confusão quanto ao que é profissional e pessoal.
Então, se os colaboradores não estão presencialmente, e esses meios citados acima não são recomendados, como fazer.

Da mesma forma que as empresas precisaram se adaptar para fazer reuniões, seja com os próprios funcionários, ou com clientes: utilizando a tecnologia.

Existem plataformas de gestão de feedback, como é o caso da 4Persons, onde você pode cadastrar todos os colaboradores da sua empresa, como um mural, com fotos e informações sobre eles. Assim, sempre quando necessário, eles podem dar feedback entre si, recebendo, inclusive, um alerta por e-mail.

Essa prática não só facilita o retorno que um colega precisa ter sobre o outro, como torna o processo mais formal, mantendo, assim, a cultura empresarial e o mesmo sentimento como se estivesse aplicando o feedback pessoalmente.

Uma empresa para ser bem sucedida, precisa de engajamento entre seus colaboradores. E, em tempos de trabalho, remoto, nada melhor do que a possibilidade de fazer isso em uma ferramenta intuitiva e prática.


[contact-form-7 id=”272″ title=”Lead”]